Carregando...
Serviços

Viajar para fora do país – O que saber?

viajar

Viajar é um dos maiores prazeres que temos na vida. Conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas, entre outras surpresas que temos ao sair da nossa zona de conforto.

Diante do mundo ao nosso alcance, opções não faltam, e cada um possui a sua particularidade, e atrações que nos fazem optar pelos diversos destinos ao redor do globo. Neste post, daremos algumas dicas do que saber, antes de viajar para fora do país.

viajar

Passaporte

O passaporte é um dos documentos a se preocupar no momento de planejar a sua viagem para fora do país. Grande parte dos países exigem passaporte para que possa entrar no país, uma forma de controle interno. Há também alguns países que não possuem essa exigência, como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, ou seja, países vizinhos ao Brasil.

Atualmente, os passaportes brasileiros possuem uma validade de 10 anos.

Seguro Viagem

Viajar tem seus riscos, e quanto mais nos assegurarmos para mitigar os riscos, melhor. Nisso entra o seguro viagem. Sendo que em alguns países torna-se obrigatório para a entrada no país.

Um desses casos são os países da Europa, lugar que mais possui destinos que exigem esse tipo de documentação.

Nele você conta com algumas assistência que possam ser necessárias, caso aconteça algum problema, da mesma forma que um seguro de auto. Você conta com assistência médica, odontológica, jurídica, extravio de bagagens, entre outros. É importante observar este item antes de realizar a sua viagem.

Vistos e vacinas

Outras precauções importantes, e uma das mais importantes antes de viajar são o visto e as vacinas (se necessário). Em alguns países é exigido a comprovação de vacina, como forma de precaução interna. O mesmo caso para os vistos, sendo que este tem suas particularidades, como: visto para trabalho, visto de turismo, visto de estudante, entre outros. 

É importante se preparar sabendo o motivo da viagem e o destino para que possa atender a esses requisitos, que não costumam ser rápidos.

Passagem e hospedagem

Fazer uma breve pesquisa antecipadamente pode lhe render economia no momento de contratar uma hospedagem e passagem aérea. Quanto mais próximo da viagem, mais caro tenderá a pagar, a não ser que pegue uma promoção relâmpago. Mas é sempre importante não contar com isso, e pesquisar os locais e avaliações para não escolher um lugar ruim, perigoso ou longe dos pontos que pretender visitar.

Hoje em dia há diversos sites de pesquisa que trazem essas informações, blogueiros com dicas, e até influenciadores digitais que compartilham sua experiência, e que pode ser útil neste momento.

Dinheiro

Se planejar financeiramente é importante para não se complicar na volta de viagem, mas também conhecer como são os preços, moeda e como poderá eventualmente trocar seu dinheiro no país.

Mesmo que muitos países você vá encontrar a opção de pagar por cartão de crédito internacional, estará sujeito a variação da moeda no momento de fechamento de fatura ou se descontrolar nos gastos.

Se planeje financeiramente para viagem para que possa aproveitar bem, com tranquilidade e que não seja um problema na volta.