SÃO LUÍS, MA – A transformação dos hábitos de mobilidade em São Luís e as preferências da população no segmento automobilístico vêm sendo mapeadas pelo Painel de Mídia e Consumo. O mais recente estudo evidencia tendências e comportamentos que refletem a dinâmica da cidade e a adaptação das pessoas à evolução do mercado.
Em São Luís, o transporte público, mais especificamente o ônibus, segue sendo o principal meio de transporte para 55,69% dos entrevistados. Entretanto, a presença de veículos próprios também é significativa: 31,07% optam pelo carro próprio e 17,03% pela moto como principal meio de locomoção. Em uma era dominada pela tecnologia e conveniência, não surpreende que 21,76% dos ludovicenses apontem os carros de aplicativo como seu principal meio de transporte.
Quando falamos de aquisição de veículos, 58% optaram por comprar veículos novos contra 42% que preferiram os usados. Ao planejar a compra de um veículo, diversos fatores influenciam a decisão: 77,84% priorizam o preço, 30,59% o consumo de combustível, 22,35% a marca, 11,37% o conforto e 6,08% o design.
Sobre a exposição a meios de comunicação, a televisão ainda se destaca com 79,41% de penetração entre aqueles que planejam comprar um carro ou moto nos próximos 12 meses. O rádio apresenta 38,04%, enquanto o meio jornal (impresso e digital) alcança 23,57% desse público.
A internet surge com impressionantes 95,69% de penetração, mas vale ressaltar a fragmentação da atenção neste meio. Os principais objetivos do público é acessar as redes sociais (58,81%), consumir informações e notícias (54,93%), trabalhar (45,67%), estudar (38,81%) e jogar (19,4%).
As mídias exteriores, como outdoors (70% de alcance), busdoors (67,68%) e anúncios em paradas de ônibus (59,61%), também possuem papel crucial no processo de decisão.
Por meio da plataforma, é possível analisar os dados em diferentes regiões da cidade e, consequente, identificar uma grande mudança de preferência nos bairros de São Luís. Por exemplo, na região da Cidade Operária, Cidade Olímpica e Jardim América, 44,74% dos entrevistados demonstram interesse em adquirir um carro, quase o dobro da média da cidade. Contrariamente, áreas como Ponta da Areia ao Calhau mostram um maior interesse em motos do que em carros.
Este levantamento foi realizado pelo Instituto Luneta Pesquisas e disponibilizado por meio da plataforma Qi Mercado. Com o patrocínio do Sebrae Maranhão, parte destes valiosos insights estão acessíveis gratuitamente em www.midiaeconsumo.com.br.