Carregando...
Serviços

4 Principais Modalidades de luta

Principais Modalidades de luta

Quer iniciar a prática de uma luta, mas não sabe qual? Neste conteúdo trazemos algumas das principais modalidades de luta atualmente, um pouco da história de cada uma, o que você precisa para praticá-la e os seus benefícios para que possa escolher aquela que mais te chama atenção.

A luta muitas vezes é encarada como uma maneira de se proteger de algum perigo, mas não devemos esquecer que por trás de muitas deles há o aspecto filosófico e cultural de muitos anos atrás.

Além do combate, sua capacidade de melhorar a concentração, equilíbrio, controle de respiração e diminuição de stress, torna-se uma das atividades mais procuradas nas academias espalhadas pelo país.

Bom, vamos a alguma delas.

Principais Modalidades de luta

Boxe

O boxe é uma das lutas mais tradicionais e conhecidas pelo mundo. Modalidade já presente em Olimpíadas e há uns anos atrás bastante divulgada nas emissoras de Tv. Atualmente nem tanto, acredito que devido a popularização do MMA (artes marciais mistas).

Nessa modalidade é permitido somente o uso das mãos. O uso de outros membros para golpes não é permitido, ao contrário de outras modalidades.

Os benefícios desta luta é a resistência e condicionamento físico adquirido nesta luta. Os treinos vão desde condicionamento físico, como pular corda, correr ou até contato físico com sparring.

O fortalecimento dos músculos, principalmente abdômen é característico, até mesmo pela quantidade de golpes que o participante irá receber.

Além do uso das luvas, capacetes de proteção podem ser vistos, dependendo da competição que estiver participando.

Judô

O judô também é uma luta bem conhecida por aqui. Temos atletas brasileiros como Tiago Camilo, Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Leandro Cunha, Carlos Honorato, entre outros que são medalhistas olímpicos na modalidade. Isso ajudou a popularizar ainda mais a modalidade no país.

De origem japonesa ela consiste em envolver e imobilizar o adversário. Não é permitido socos, chutes, cotoveladas e etc. Nesta luta a técnica, equilíbrio, coordenação e agilidade pra escapar do adversário querendo te derrubar, faz toda diferença.

Nesta modalidade, o participante utiliza o kimono como roupa para luta. Um material que precisa ser resistente diante dos puxões e agarrões que sofrerá do adversário.

Jiu jitsu

Mesmo de origem japonesa, o Jiui jitsu se desenvolveu no Brasil graças a família Gracie. Família com histórico na modalidade,  Roger Gracie, Royce Gracie, Kyra Gracie, desenvolveu o famoso Jiu Jitsu Brasileiro.

O Jiu jitsu utiliza técnicas de imobilização, torções, estrangulamentos e etc, como modelo de imobilizar e vencer o oponente. Assim como o Judô, nesta modalidade não é permitido socos, chutes e cotoveladas.

Essa modalidade conquistou o público feminino, que vem aumentando seu espaço nessa modalidade. Marcas conhecidas como KVRA, tem em seu leque de produtos, kimono feminino jiu jitsu com opções de cores para o público.

Muay Thai

O Muay Thai ganhou bastante espaço, sendo uma das modalidades de luta que os lutadores de MMA dominam.

Nessa luta, ao contrário das outras citadas, pode utilizar alguns golpes que outras não permitem, como: chutes, cotoveladas, socos e etc.

Essa modalidade tem nascença na Tailândia, onde você pode encontrar diversos praticantes dessa arte marcial.

Também tem ganhado adeptos do público feminino, devido a sua característica de autodefesa. Assim como as outras lutas, também tem seu benefício para o corpo, desde o fortalecimento dos membros até a queima de gordura.

Conclusão

Procure conhecer um pouco de cada uma. Algumas academias permitem aulas gratuitas para que conheça as modalidades que lhe interessar. Experimente e veja qual tem mais a ver com o seu estilo.